top of page
_DSC0692.jpg

Cartagena

Cartagena, cidade muito mais conhecida por conta de sua cidade murada de arquitetura colonial, e suas histórias de invasões e piratas do que por mergulhos. Nossa  ida a Cartagena estava programada em nosso roteiro original como um passeio cultural após mergulhos maravilhosos em San Andres e Providence não estava incluído a atividade do mergulho, a idéia era a exclusivamente  visitar a cidade murada, tão conhecida no mundo e patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Logo que chegamos e nos instalamos no hotel, partimos no meio da tarde para o centro histórico, logo percebemos que caminhar pelas ruas estreitas da cidade fortificada não seria fácil, com um sol de caribe na cabeça, logo vimos que ficarmos 3 dias andando pela cidade seria too much, mesmo para um turista louco por atrações históricas, imagine então para um casal de mergulhadores fanático pelo mar.

_DSC0635_edited.jpg

NNosso simpático hotel em Cartagena

_DSC0005.NEF

Uma das entradas da cidade murada

Foi quando andando despretensiosamente avistamos uma bandeira de mergulho em um dos inúmeros comércios que habitam as casas históricas da cidade murada. Fomos até lá e a nossa expectativa se confirmou ao percebermos que se tratava de um Dive Center. A escola e operadora Dive Planet mantém toda estrutura para mergulho dentro da cidade histórica e para nossa surpresa ao entramos para obtermos informações ficamos sabendo que eles operam com os mergulhos em um complexo de ilhas que fica a cerca de 1 hora de Cartagena em lancha rápida. Foi assim que conhecemos Islas de Rosário e motivados pelas fotos que vimos das ilhas, pela quantidade de dias  que seria demasiado para ficar só na cidade histórica e pela paixão por mergulhar decidimos conhecer este ponto. Depois de muita conversa com a instrutora e uma das proprietárias para negociarmos o mergulho e decidirmos se valeria a pena, partimos no dia seguinte para as Islas de Rosário.

A decisão se mostrou acertada desde o início. Com um dia de sol escaldante e céu azul só o passeio de lancha já seria mais gostoso do que ficar andando pela cidade durante o dia embaixo daquele sol. Chegando a Islas de Rosário o que vimos foi um lugar lindíssimo recheado com pequenas ilhotas e uma ilha maior onde atracamos a lancha e onde fica o hotel San Pedro de Majagua aonde outras pessoas embarcam na mesma lancha que pegamos para passar apenas o dia ou ficar hospedados alguns dias. De lá saímos em barco menores que levam de 15 a 20 min em um mar bem tranquilo para atingirem o ponto desejado. O mergulho em Isla de Rosário se apresentou dentro da expectativa de um mergulho no caribe, água quente, visibilidade boa, apesar de menor que em Providence e San Andrés. De especial, uma diversidade de corais nos paredões que difere dos corais que normalmente havíamos encontrado, uma especial atenção para os corais orelhas de elefante. Nunca havia visto esta formação em nenhum mergulho pelo Caribe. De lamentar em relação aos mergulhos foi a vida marinha pobre com poucos peixes de porte médio ou grande.

_DSC0641_edited.jpg

Lancha que leva de Cartagena a Isla Rosário

_DSC0804.NEF

Por do Sol de um dos castelos de Cartagena

Fizemos dois mergulhos, o primeiro ponto chamava-se Isla de Glória, um paredão que descia para profundidades abissais. As formações dos corais foi o que mais chamou atenção, grandes grupos de esponjas barril de diversos tamanhos e  uma formação coralínea que eu não conhecia chamada de orelha de elefante e como em todo caribe a presença de Peixes Leão era constante e aqui como em San Andres. mais uma vez os instrutores estão autorizados a caçarem os Peixes leão, só que diferente de San Andrés, aqui não temos a presença de tubarões atrás do seu lanchinho, assim os instrutores levam os Peixes Leão para o barco e fazem o sushi após o final do dia de mergulho. Depois de um intervalo de superfície feito desembarcado na ilha principal, partimos para o  segundo ponto, chamado de Martinito, este ponto além de contar com as mesmas observações do primeiro mergulho teve uma particularidade, foi um mergulho feito no modo Drift Dive, só a favor de uma corrente leve e deixando-se levar sem fazer esforço.

Depois dos dois mergulhos fomos desembarcar novamente na ilha principal onde fica a maior parte da população nativa da Ilha e onde nos esperava um almoço/lanche oferecido no restaurante do hotel e já incluído no valor da saída. Terminado o almoço/lanche não nos resta muito tempo e infelizmente uma volta pela ilha com certeza seria um excelente programa a fazer, seguido de uns mergulhos de snorkeling, no entanto a lancha tinha volta programada para Cartagena as 16:00h. Ao chegarmos em Cartagena você ainda pode ficar na cidade histórica e curtir um por do sol dos mais lindos do caribe do alto das muralhas históricas da cidade. Chegamos a conclusão que Cartagena é uma cidade deliciosa, e que para visitar sua parte histórica durante o dia, dois dias  são suficiente, guarde energias para desfrutar de Cartagena a noite, quando a cidade fica bem mais agitada, e as opções de restaurantes são de deixar você sem saber onde comer primeiro e vários lugares tem noites longas com musicas típicas do caribe e lógico acompanhado de tudo que cerca este universo.

_DSC0722_edited.jpg

Intervalo entre os mergulhos feito em terra na maior das ilhas, onde havia o Hotel.

Os mergulhos em Cartagena - Islas de Rosários

Cartagena - Islas de Rosário

Cartagena - Islas de Rosário

Cartagena - Islas de Rosário
Buscar vídeo...
Mergulharte - Dive Point - Martinito - Islas Rosário- Cartagena

Mergulharte - Dive Point - Martinito - Islas Rosário- Cartagena

06:01
Reproduzir vídeo
Mergulharte - Dive Point - Isla de Glória - Isla Rosário - Cartagena

Mergulharte - Dive Point - Isla de Glória - Isla Rosário - Cartagena

06:34
Reproduzir vídeo
Fotos dos mergulhos em Ilhas Rosário - Cartagena
Curta aqui mais fotos de Cartagena e sua famosa cidade murada
bottom of page