top of page
PIRAPAMA.jpeg

RECIFE

Recife é uma das melhores cidades do nordeste brasileiro, além das lindas praias, a cultura pernambucana está entre as mais diversificadas e sem falar do carnaval que está entre os 3 melhores do país. No entanto o que pouca gente sabe, inclusive amantes do mergulho é que Recife é hoje um dos principais destinos para aqueles que querem fazer mergulhos realmente incriveis. Quando lá atrás em 1998 eu fui fazer meu curso de mergulho básico, o bichinho do mergulho tinha me pegado por causa do batismo que havia feito uns anos antes em Noronha. Nunca tinha pensado que havia mergulho em Recife e ainda mais mergulho com qualidade igual ou melhor que Noronha. E já naquela época Recife já era conhecida pelos mergulhadores mais aficcionados, como a capital brasileira dos naufrágios. Todos com dezenas de anos no fundo do mar, alguns centenários. E foi a partir dos anos 2000 que esta fama de capital dos naufrágios se solidificou, devido a parceira com a empresa Wilson Sons, que é a responsável por fazer o reboque dos grandes navios que entram no Porto de Recife. 

Naufrágio_SAVEIROS

Vários rebocadores da empresa que estavam no porto abandonados, estavam prestes a irem para o desmanche e serem vendidos para o ferro velho. 

Mas, uma iniciativa de vários mergulhadores e das escolas de mergulho de Recife, fez com que 3 desses rebocadores, depois de muito trabalho junto a prefeitura, orgãos ambientais e com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco fossem afundados para virarem recifes artificiais e ponto de visitação para os mergulhadores de todo o país.

Piraoama.jpeg

E assim os primeiros rebocadores a irem para o fundo do mar foram o Servermar X, o Lupus e o Minuano. E assim, depois desses rebocadores, outros vieram e hoje o parque de naufrágios de Pernambuco é uma realidade que fez estes rebocadores virem a se juntar aos naufrágios centenários como Pirapama, Vapor de Baixo, Vapor Bahia , Flórida e outros. Em Recife, para os mergulhos desta nova visita em 2021, mais uma vez usamos a estrutura da Aquáticos, uma operadora que atua em Recife desde os anos 2000 e foi uma das escolas responsáveis pelos afundamentos de vários rebocadores que vieram após os três primeiros; Além disso, a Aquáticos conta com um catamarâ que dá toda tranquilidade e conforto para o mergulhador encarar o mar de Recife, que termina sendo um desafio a mais para a maioria dos mergulhadores que estão acostumados a mergulhar em lugares abrigados e com aquele mar calmo e tranquilo. 

Em Recife, todos os mergulhos estão a pelo menos 1 hora e meia de navegação e por se tratar de mergulhos em mar aberto o barco não fica em local abrigado. E  a navegação nunca é em mar de almirante. Por isso ter uma estrutura boa de barco é fundamental, especialmente para os que não estão acostumados com navegação em mar aberto.

E em nossa revisitação a Recife em 2021, começamos os mergulhos por um dos rebocadores, que vem tirando o protagonismo do Pirapama como principal ponto de mergulho em Recife. Fomos visitar o TAURUS que já vinha se tornando um mergulho especial pela quantidade de vida que conseguiu aglutinar tão rapidamente. Só que no último afundamento o Taurus ganhou um "irmão" . O VIRGO foi um rebocador que a ideia era dexa-lo próximo ao Taurus para um segundo mergulho sem um intervalo de superficie tão grande. Mas, o VIRGO terminou ficando tão perto do Taurus, que hoje é possível fazer os dois naufrágios em um único mergulho. E como praticamente em todos os mergulhos que se tem em Recife, é possivel encontrarmos tubarões lixas, raias prego ou manteiga, raiaz xitas, tartarugas, grandes cardumes de xiras, enxadas, diversos peixes de passagens como xaréus, bicudas. 

Selfie_Tartaruga_001.jpg

Enfim, é um festival de vida marinha, que mesmo com toda depredação que ainda percebemos dos oceanos, vai se mantendo resistente nos naufrágios de Recife. 

convés.jpeg

Depois do Taurus e virgo, fomos ao tradicional Pirapama. Até antes dos novos rebocadores serem afundados o Pirapama era a maior estrela dos naufrágios de Recife, uma embarcação afundada em 1889 e com uma história bem pitoresca a seu respeito. O Pirapama teria batido em um outro navio que foi a pique em Pontas de Pedras, região de Pernambuco, próximo a ilha de Itamaracá. A batida teria sido proposital, por conta de relações passionais entre os dois capitães e a mulher do comandante do Pirapama. O Pirapama mesmo avariado conseguiu retornar para o porto do Recife. E após alguns anos, se deteriorando no porto, chegaram a conclusão que não valeira a pena coloca-lo pra navegar novamente. E assim, o Pirapama foi levado pra fora do Porto e afundando. Talvez seja na prática o primeiro naufrágio artificial do Brasil. .

De uns anos pra ca o Pirapama perdeu sua imponente torre da popa, que se mantinha praticamente inteira e dava uma beleza especial ao naufrágio.Em um dia de tempestade, mergulhadores quando chegaram para um dia normal de mergulho encontraram a popa destruida. Mas a grande particularidade do Piarapama em relação aos rebocadores afundados artificialmente é que além dele ser uma embarcação do séc 19 , ele está totalmente coralizado depois de mais de 100 anos no fundo

Nessa nossa revisitação a Recife, fomos também no Servermar X, no Bellatrix , Saveiros e Vapor de Baixo. Todos os mergulhos em Recife possuem a mesma caracteristica, visibilidade média de 20 a 40 metros. Sendo amelhor época a partir de Outubro até Março, com o pico entre dezembro e janeiro. Quando a visibilidade está melhor e a navegação tende a ser a mais calma possível. A temperatura da água é outra das delícias de se mergulhar em Recife. Você vai encontrar temperaturas entre 26 e 28 graus. Mesmo nos mergulhos noturnos.

Confira os mergulhos que fizemos em Janeiro de 2021 

RECIFE

RECIFE

RECIFE
Buscar vídeo...
Categorias
Categorias
Sports
Mergulharte - Dive Point - Pirapama - Recife

Mergulharte - Dive Point - Pirapama - Recife

05:15
Reproduzir vídeo
Mergulharte - Dive Point - TAURUS e VIRGO - RECIFE

Mergulharte - Dive Point - TAURUS e VIRGO - RECIFE

06:24
Reproduzir vídeo
Mergulharte - Dive Point - Servemar X - Recife - 2021

Mergulharte - Dive Point - Servemar X - Recife - 2021

05:33
Reproduzir vídeo
Mergulharte - Dive Point - Bellatrix - Recife 2021

Mergulharte - Dive Point - Bellatrix - Recife 2021

05:40
Reproduzir vídeo
bottom of page